Foto: Rodrigo Corsi / Federação Paulista de Futebol
Maior torneio de base do Brasil, a Copa São Paulo de Futebol Junior estará de volta em 2022. A Federação Paulista de Futebol (FPF) confirmou nesta semana o retorno da Copinha, cancelada nesta temporada em virtude da pandemia de Covid-19, que será disputada entre os dias 2 e 25 de janeiro do próximo ano.
Apesar do cancelamento da competição em 2021, a FPF confirmou que irá contemplar a geração de atletas nascidos em 2001, que disputariam o torneio pela última vez neste ano. Com a liberação, eles se juntarão às gerações 2002, 2003, 2004, 2005 e 2006.
A Copinha é o torneio mais tradicional e importante na formação do futebol brasileiro, responsável por revelar inúmeros atletas a cada ano. Ao todo, na edição que foi cancelada, disputariam 128 equipes e cerca de 3800 atletas de todas as regiões do país.
O retorno da Copa São Paulo se dá pelo avanço na vacinação no estado e a expectativa do controle da pandemia da Covid-19 até a realização. O próximo passo agora será a definição das cidades sedes, clubes participantes e do chaveamento. Vale ressaltar que esta confirmação traz um impacto gigantesco em toda a estrutura das categorias de base do país, visto que diversos clubes e categorias ainda não retomaram suas atividades.
Ao mesmo passo, é uma medida de extrema importância para a retomada do futebol de base no Brasil, visto que a Copinha é uma imensa vitrine e que participar da competição é de grande valia para os jovens atletas que buscam um espaço no profissional.