As dificuldades do atleta que vive em alojamento de categoria de base

Fala, galera!

No vídeo de hoje, falamos sobre as dificuldades que os atletas enfrentam ou irão enfrentar vivendo em um alojamento de categoria de base.

Antes, confira o último artigo sobre 3 dicas importantes para se preparar e ser aprovado no retorno das peneiras de futebol.

E também não deixe de conferir o nosso último vídeo sobre a importância do vídeo de melhores momentos para auxiliar atletas a criarem oportunidades no futebol.

Bom, agora vamos falar sobre o alojamento. Primeiro de tudo, você precisa saber que a legislação brasileira só permite que atletas fiquem alojados em clubes ou em outros lugares que estes disponibilizam para o atleta residir a partir dos 14 anos.

Um segundo ponto que é preciso salientar são os dois tipos de alojamento que existem.

O primeiro deles é o alojamento de avaliação, onde os clubes alojam e recebem atletas do país inteiro que serão avaliados em suas categorias de base com o alojamento disponibilizado pelo clube. Neste período, o atleta fica hospedado junto de colegas que estão em busca do mesmo objetivo, com alimentação e sob os cuidados do clube.

É preciso também salientar duas coisas. Este tipo de alojamento não é um hotel 5 estrelas e não são todos os clubes que disponibilizam para atletas em avaliação.

Já o segundo tipo de alojamento, é para quem já faz parte do elenco do clube. Dentro deste, os atletas moram juntos, separados de acordo com categorias ou com outros critérios estabelecidos pelo clube. Vale lembrar também que alguns destes alojamentos podem ser em hotel ou até mesmo no estádio.

Isso tudo é bem fiscalizado, pois um dos critérios para ser clube formador da CBF é ter um alojamento em boas condições para receber atletas.

As dificuldades que os atletas vão enfrentar no alojamento

A vida longe de casa não é nenhum mar de rosas. E, como sempre dizemos, para chegar ao grande objetivo no futebol é preciso pagar o preço. Portanto, abaixo vamos listar também seis dificuldades que os atletas vão encarar no alojamento, que não são um bicho de sete cabeças, mas que com a preparação ideal, fica mais tranquilo de se enfrentar.

1 – Adaptação

Todos têm suas rotinas, atividades, manias, etc. Agora imagine ir para um contexto longe de casa, com outras regras e organização. Por isso, a adaptação não é fácil e muitos atletas que vão para o alojamento acabam desistindo por não conseguirem se adaptar.

2 – Distância

Outra questão que pega forte é a relação com a distância de casa, da família e dos amigos. A distância também dificulta na adaptação do atleta, pois dependendo de quão longe estiver de casa, menor as chances de visitar os familiares.

O lado positivo disso é que os atletas que convivem no alojamento também acabam virando uma família, que se ajudam e constroem um laço de amizade e confiança.

3 – Rotina

Cabe lembrar que no clube, a rotina é muito diferente de casa. Existem horários para ir para escola, para fazer as refeições, para treinar, etc. Logo, o atleta também precisa se adaptar à rotina do clube para facilitar no seu dia a dia no alojamento.

4 – Regras

Onde tem rotina, há regras. E eu costumo dizer que elas são feitas para serem cumpridas. Então, dentro de alojamento tem a situação do horário de saída, de alimentação, de organização, etc. Logo, existem regras que o atleta muitas vezes não está acostumado a ter em casa, e precisa segui-las.

5 – Adolescência

Cabe lembrar que estes atletas que estão morando em alojamento não são adultos. São adolescentes que não têm o mesmo estilo de vida e costumes que os demais que não estão no futebol. Logo, festinhas não são permitidas, pois muitas vezes este atleta terá jogo no dia seguinte e, com isso, o clube não vai permitir. Por isso, é preciso abdicar de algumas coisas.

6 – Disputas internas

Já falamos sobre a relação familiar e de amizade que se cria. Vale lembrar que, mesmo sendo amigos, todos estão ali em busca de um mesmo objetivo que alguns sequer vão conseguir alcançar. Portanto, existem disputas internas.

Este sentimento e ambiente de disputa não é fácil e convive com muita pressão. Por isso, o atleta tem que estar ciente que existem dificuldades e que ele precisa sobressair quando enfrentá-las.

Por fim, queremos dar uma dica importante para os pais de como podem preparar seus filhos antes de ir para um alojamento e ajudá-lo depois que já estiver por lá.

Tenha consciência da importância do diálogo, para que ele tenha consciência das dificuldades e dos desafios e para que esteja preparado para enfrentá-los no dia a dia e assim chegar ao tão almejado sucesso no futebol.

E contem com o nosso trabalho aqui da Trilha do Futebol para isso. Aqui pais, mães e responsáveis são orientados e recebem conteúdos e uma ajuda importante para auxiliarem seus filhos em cada etapa deste processo de desenvolvimento no futebol. Se você ainda não faz parte, CLIQUE AQUI e faça a sua inscrição.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Postagens relacionadas

JUNTE-SE A MILHARES DE PAIS E RESPONSÁVEIS
Receba sacadas exclusivas, informações sobre peneiras e outras oportunidades.

Ao me cadastrar, eu concordo em receber os conteúdos, avisos de aulas, comunicações de marketing e vendas.

Pin It on Pinterest

X