Como a influência do ambiente familiar e de treino pode afetar o atleta de futebol

Você sabia que a influência do ambiente pode impactar de maneira positiva e negativa a formação de seu filho no meio do futebol?

Vamos falar sobre os fatores que influenciam de maneira direta positiva e negativamente o seu filho e o desenvolvimento dele dentro do futebol.

Um assunto que poderíamos falar era sobre dom ou habilidade, ou de alguns pormenores que normalmente não paramos para observar.

Mas uma coisa afirmo com tranquilidade: o meio tem influência muito grande na formação do atleta.

E o primeiro ambiente que tem influência é em casa. O apoio incondicional dos pais é sempre o primeiro passo para poder ajudar o filho a chegar ao grande objetivo.

Como é a sua relação com o seu filho em casa? Como é feito o incentivo?

Os atletas, principalmente as crianças, têm sonhos, mas não conseguem criar uma perspectiva de futuro. Por isso, é importante incentivo e também a motivação por parte dos pais para fazer com que ele possa focar no seu objetivo e trabalhar para alcançá-lo.

O segundo ponto que tem relevância é o ambiente da escolinha ou do projeto em que o atleta está inserido. Saber quem são os profissionais que estão vinculados à esta formação, como são capacitados e o entendimento deles do que é preciso para desenvolver estes atletas. E não só isso. A estrutura do local e também da competição também tem alto grau de influência na formação do atleta.

Como eu sempre digo: confie no processo, do início, meio até o fim.

Por fim, após passar por todas estas etapas, vem o ambiente do clube, quando o atleta já está inserido na categoria de base.

Dentro disso, muitos fatores estão envolvidos, como o modelo de jogo, situação financeira do clube, etc.

Isso influencia pela forma como o atleta vai jogar, em qual posição, como vai se encaixar na ideia de jogo, além de também a maneira como ele será usado dependendo da questão financeira.

E por último, eu quero falar sobre as comissões técnicas. Hoje no Brasil o treinador tem uma vida útil muito curta dentro de um clube, pois acaba sendo o resultado o fator preponderante ao invés do processo. Esta é uma situação que foge do controle do atleta e também impacta na sua rotina, visto que com um treinador ele possa ser titular absoluto e em uma eventual troca, pode acabar perdendo o espaço inicialmente e precisará saber lidar com esta questão.

Por isso, aconselhamos sempre os pais a se preocuparem com o que está ao alcance dos atletas, pois podem ter certeza que as oportunidades vão aparecer e o ambiente, se positivo, terá um impacto na busca por este objetivo final.

Se você curtiu, aproveite para fortalecer o nosso trabalho e se inscrever no nosso canal do YouTube clicando aqui. E fique ligado que toda semana teremos novidades aqui no blog da Trilha do Futebol.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Postagens relacionadas

Pin It on Pinterest

X