Como entrar na base de um clube: avaliação de futebol

avaliação de futebol
Avaliação de futebol | Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC

Hoje, vamos abordar um outro caminho interessante para iniciar em uma categoria de base: a avaliação de futebol.

As avaliações são feitas por profissionais dos clubes que já viram o atleta alguma outra vez e o chamam para este período de testes que pode ou não ser com o grupo principal de uma categoria.

A diferença entre a peneira e a avaliação é que, na avaliação, o jogador já passou por um filtro. Ou seja, se o seu filho for chamado para uma avaliação por um membro do corpo técnico do clube, saiba que é um passo importante.

Mas como é que seu filho vai ser chamado para uma avaliação?

Ele precisa estar jogando. Seja futsal, seja em escolinha, precisa estar ativo. Nos jogos de futsal é muito comum encontrar observadores de diversos clubes assistindo aos jogos de todas as categorias. A abordagem é feita após os jogos, diretamente com a família da criança. As escolinhas que participam de campeonatos interclubes também podem ter os famosos olheiros.

Um outro caminho são os famosos DVDs. O nome se manteve – apesar de, raramente, alguém sacar um disco de DVD para entregar ao clube atualmente com tantas novas tecnologias –, mas é um método bastante valorizado.

Alguns clubes possuem, inclusive, um espaço em seus sites oficiais para que os vídeos sejam enviados.

Os membros da COMUNIDADE TRILHA DO FUTEBOL são privilegiados: eles contam com uma assistência para a edição dos vídeos. Se você ainda não faz parte, CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

Uma dica valiosa: sempre que houver jogos do seu filho, independentemente de ser no salão, society ou campo, tente filmar ou conseguir a filmagem para a confecção deste material em vídeo. Um tripé e um celular, hoje, são mais do que suficientes para a preparação de um bom vídeo.

Após ser chamado para uma avaliação dentro do clube, o importante para o atleta é, claro, apresentar o seu talento da melhor forma possível. Sempre valorizando o senso coletivo, mas sem deixar de lado a capacidade individual e a lealdade.

Se você tem um filho que sonha em ser jogador de futebol e precisa de instrução e ajuda com os processos, você está no lugar certo! A TRILHA DO FUTEBOL está preparando uma série de artigos que vão ajudar você a entender o que fazer para que seu filho entre em um clube de futebol.

CLIQUE AQUI E LEIA NOSSO ARTIGO SOBRE PENEIRAS.

No próximo artigo, vamos abordar um pouco mais sobre um tema que falamos aqui: a transição do futsal para o campo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Postagens relacionadas

Pin It on Pinterest

X