De repente você achou que ele tinha ido bem, estava esperançoso e ai veio a notícia ruim.
Eu sei exatamente como você se sente. Já vi isso acontecer inúmeras vezes ao longo da minha carreira.
A maioria esmagadora dos atletas que fazem peneiras nunca passam e nunca irão passar.
Mas porque isso acontece?
Porque os pais e atletas, não tem a mínima noção de como se preparar para uma avaliação e como se comportar no dia da peneira. Além disso, acreditam em mitos que os impedem de perceber a real razão pela qual o filho não passou. Assim, continuam sem sucesso nas avaliações seguintes.
1
Eu preciso te dizer uma coisa: o primeiro empresário do atleta é o pai! É o pai que acredita no filho antes de qualquer outra pessoa. O empresário tem interesse em atletas que já estão jogando em algum clube, não em atletas que estão tentando provar o seu valor fazendo peneiras.
2
Muita gente acha que pra entrar em um clube é necessário ter algum contato lá dentro. Não é bem assim. O máximo que pode acontecer é esta pessoa ajudar seu filho a participar de uma peneira do clube. Se isso acontecer e seu filho não jogar bem, o “padrinho” não vai correr o risco de se queimar, tentando forçar a barra pro seu filho entrar.
Pra fechar a lista, segue um mito que impede muitos bons atletas de passarem:
3
Por que esse comportamento está errado? Parece intuitivo, não é mesmo? Vou explicar usando um exemplo: se o atleta faz uma peneira, erra várias finalizações e, logo na sequência, tem outra peneira, depois outra e assim por diante… ele tende a errar as finalizações em todas. O mais inteligente seria ele voltar pra casa, corrigir o problema, treinar muita finalização e voltar no futuro pra tentar novamente.
Considerando essas e outras dificuldades enfrentadas por atletas e suas famílias, desenvolvi o e-book: 23 Passos para se destacar na peneira.
Um conteúdo exclusivo, repleto de sacadas que você não encontrará em nenhum outro lugar, pois são baseadas nos meus mais de 12 anos em clubes e como empresário.
Você ainda vai ter acesso a sacadas sobre:
Há muitos anos, quando eu era apenas um garoto, tinha o sonho de ser jogador de futebol.
Meu pai me levou para fazer uma peneira e, como eu era atleta do futsal, fiquei totalmente perdido. Eram mais de 200 atletas.
Corri igual barata tonta sem saber o que estava fazendo e obviamente não passei.
Meu pai tentou me consolar dizendo: “isso é normal filho, futebol não é pra todo mundo”. Eu não queria acreditar no que ele me disse, mas acabei não tentando novamente.
14 anos depois, eu trabalhava nas categorias de base de um grande clube brasileiro e meu pai me liga querendo ajuda para o neto de um amigo dele.
Devido à informação que eu repassei, o garoto teve a oportunidade de fazer uma avaliação em um clube de expressão.
Foi aí que percebi, pela primeira vez, como era valioso ter as informações corretas e como as famílias dos atletas estavam carentes de informação.
Essa foi a semente do trabalho que realizo hoje. Me sinto muito feliz em poder ajudar milhares de pais a buscarem a realização do sonho de seus filhos.
O Projeto “Trilha do Futebol” têm o objetivo de auxiliar pais e responsáveis por jovens atletas, através de conteúdos educativos gratuitos e pagos. É importante destacar que não existe garantia de sucesso para aqueles que consomem esses conteúdos. O sucesso não é linear e exige dedicação, portanto pode variar de pessoa pra pessoa. Copyright Trilha do Futebol 2020 – Todos os direitos reservados.