Qual é a melhor idade para o meu filho começar a jogar futebol?

Fala, galera! 

Hoje quero trazer aqui um assunto que muitos pais sempre me questionam, tanto na comunidade, como nas minhas redes sociais:

Qual é a idade para o meu filho começar a jogar futebol e também qual a idade adequada para sair do futsal e ir para o futebol de campo? 

Eu sou um entusiasta do futsal, amo esta modalidade e sempre recomendo que os atletas comecem por ele, ou até mesmo pelo Fut7. 

São diversos os benefícios da iniciação pelo salão, como a rapidez na tomada de decisão, dribles curtos, passe, finalização, entre outros. Poderia citar vários exemplos de grandes atletas que iniciaram no futsal e depois tiveram sucesso no campo, como Zico, Ronaldinho e Neymar, por exemplo. Embora não se assemelhe tanto com o campo como o Fut7, eu particularmente prefiro o futsal. 

Existem variadas competições e categorias dentro do futsal, tanto a nível estadual como até nacional. E geralmente estes torneios começam mais cedo do que no futebol de campo, em que normalmente eles iniciam no Sub-11. 

Dado isso, surge uma nova dúvida: qual é o momento certo de fazer a transição do futsal para o campo? 

Eu sempre digo que não existe uma data certa!

A transição tem que ser feita de forma gradativa. E neste período, o atleta tem que ter contato aos poucos com o futebol de campo, prevalecendo inicialmente a modalidade em que ele está habituado. Depois, meados do Sub-13, inverte. E, posteriormente, a partir do Sub-14, o recomendado é que o atleta passe a estar focado exclusivamente no futebol de campo. 

Neste episódio, falei de maneira geral sobre a transição. Cada caso deve ser avaliado individualmente. Na Comunidade da Trilha do Futebol, essa e mais dúvidas podem ser tiradas diretamente comigo em nossos encontros semanais. 

Se você ainda não é membro, clique aqui e faça sua inscrição. Venha conosco revolucionar a forma de conduzir a carreira do seu filho como jogador de futebol.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Postagens relacionadas

Pin It on Pinterest

X