O que os observadores técnicos procuram em um atleta?

Fala, galera!!

Hoje vamos tratar de um assunto importante e que impacta diretamente na busca por oportunidades no futebol e que também é uma dúvida dos pais: o que os observadores técnicos procuram nos atletas?

Vocês alguma vez já tiveram curiosidade de saber o motivo dos observadores técnicos (também conhecidos como olheiros) aprovarem um determinado atleta e não o outro?

Antigamente os olheiros eram pessoas que tinham vivenciado o futebol e escolhiam os atletas de uma forma muito individual e peculiar. Frases como: 

“Em vinte minutos dá pra ver se o jogador é bom!”

“Tenho olho clínico para observar jogador”

“Só pelo jeito de andar, dá pra ver que não leva jeito.”

“Ele é bom zagueiro, mas é muito baixo.”

“Jogador igual a você eu já tenho no elenco, então, pra você ficar, teria que ser melhor do que os que estão aqui.”

Hoje em dia não acontece mais dessa maneira. Os observadores técnicos são pessoas que além de vivenciar na prática estudam para aprimorar cada vez mais.

Neste artigo, vamos falar sobre os observadores técnicos, quem são, para quem trabalham, o que eles ganham e o principal: o que eles procuram em um atleta.

Portanto, vamos começar falando um pouco sobre eles respondendo algumas perguntas que são recorrentes e fundamentais.

Quem são os observadores? 

Geralmente são ex-jogadores de futebol ou profissionais com formação universitária, não necessariamente formados em Educação Física. Todos eles tem algo em comum: estão atualizados sobre o mundo do futebol.

Onde ficam? 

Eles estão em todo lugar que tenha bola rolando. Desde jogos em campeonato de bairros em cidades do interior até grandes campeonatos onde estão reunidas várias equipes de todo país.

No caso das peneiras, você consegue visualizar o observador e ele é o centro das atenções, mas na maioria das vezes ele não quer se fazer notar, pois a discrição faz parte do trabalho.

Por que agem assim?

Porque o mercado do futebol está muito concorrido e identificar o talento sem chamar atenção de outros clubes e empresários é fundamental.

Qual a função deles?

 Eles são os intermediários entre os projetos ou clubes amadores e os clubes profissionais 

Eles trabalham somente para clubes?

 Não necessariamente. Eles podem trabalhar devidamente contratados ou trabalham para empresários que têm entrada em diferentes equipes de futebol.

Eles assistem quantos jogos?

 Depende do nível do atleta e da necessidade do clube. A observação pode durar um dia ou se prolongar até um ano.

O que eles procuram?

Isso muda muito, varia de acordo com a filosofia de jogo proposta pelos clubes que representam ou do perfil de atleta que o empresário procura.

Por exemplo:

Alguns clubes os atletas mais altos tem preferência.

Outros no qual a pressão por resultados é grande há busca por jogadores mais desenvolvidos fisicamente.

Existe também a carência do clube na posição.

Mas uma grande parte dos clubes buscam jogadores mais técnicos independente da parte física.

O que o observador procura em uma avaliação de 1 ou 2 dias (Peneira)?

Neste modelo de observação, o observador simplesmente procura o atleta que se destaca dos demais. O atleta que faz o algo a mais.

O que seria este destaque?

Destaque técnico, destaque físico, destaque tático e emocional, comportamento e comunicação.

Você com certeza já sabe do que se tratam os destaques técnico (fundamentos), tático (posição e função) e físico (força, velocidade, preparo), mas tem dúvida sobre o que são os outros, certo?

Destaque Técnico

Não seria somente aquele atleta que joga com a bola ou faz gol por exemplo. É aquele jogador que joga com e sem bola, participa do jogo e tem ações corretas referentes a posição que atua. Atletas versáteis também levam vantagem

Destaque Emocional

É aquele atleta que não se abala, não sente a pressão do momento, não tem medo de errar, nem se incomoda com a torcida. Consegue mostrar o que sabe mesmo com um grande número de concorrentes.

Comportamento

 O comportamento também ajuda muito. Ao ver outros atletas na avaliação, não faça comentários desrespeitosos. Quando estiver jogando não critique seus companheiros ao errarem. Apoie sempre. 

Comunicação

Atletas comunicativos são vistos com bons olhos, pois atletas com perfil de liderança é difícil de encontrar mas cuidado com o excesso 

Para finalizar, muitas pessoas se perguntam como são remunerados os observadores.

Muitos de vocês devem pensar que o observador técnico é remunerado pelos valores pré-estabelecidos em contratos de negociações dos jogadores em uma possível contra e venda. Isso não acontece assim.

A maior recompensa para os observadores é poder adicionar em sua lista de revelação o nome de grandes atletas.

Eles não recebem comissões por descobrir o futuro talento, eles são remunerados pela prestação de serviços seja para clubes ou empresas.

E muito importante: cuidado com aqueles que tentam se passar por observadores técnicos e pedem dinheiro para levarem atletas para time A, B ou C. Desconfie! Esta não é a função destes profissionais!

Agora, para finalizar, deixo uma dica mais do que especial. Na Comunidade da Trilha do Futebol, temos contato direto com observadores técnicos de clubes pelo Brasil, para quais disponibilizamos os materiais dos atletas para que possam avaliar e, caso interessem, encaminharem para uma oportunidade. Uma parceria que ajuda não só aos clubes, mas também aqueles que fazem parte da comunidade.

Portanto, se você ainda não é membro, CLIQUE AQUI e faça a sua inscrição. Venha conosco fazer parte da comunidade de pais, mães e responsáveis que está mudando a formação e desenvolvimento de atletas no Brasil.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Postagens relacionadas

JUNTE-SE A MILHARES DE PAIS E RESPONSÁVEIS
Receba sacadas exclusivas, informações sobre peneiras e outras oportunidades.

Ao me cadastrar, eu concordo em receber os conteúdos, avisos de aulas, comunicações de marketing e vendas.

Pin It on Pinterest

X