Fala, pessoal!
Hoje vamos abordar um tema específico e muito importante na caminhada de um atleta:
Os agentes de futebol!
Muitas pessoas têm dúvidas sobre a função do empresário de futebol.
Você sabe o que um empresário faz?
Primeiramente, a nomenclatura da função varia. O termo empresário é bastante utilizado para definir a função do agente ou intermediário.
Desde 2015, a Fifa utiliza o termo intermediário para definir toda a função, mas existem diferenças que vamos explicar ao longo deste texto.
O agente é quem cuida da carreira do atleta. Ele é o responsável pelo planejamento estratégico e pela gestão dos seus contratos e de uma assessoria o mais completa possível dentro e fora de campo, para que o profissional se preocupe apenas em jogar futebol.
Já o intermediário, em sua essência, é participar de negociações pontuais. Como o próprio nome diz, ele é responsável por intermediar este tipo de negócio, entre clubes e atletas.
Para comparar, eu gosto muito da analogia do corretor de imóveis. Em sua função, ele é o responsável por ligar pessoas interessadas a comprar um imóvel aos que estão vendendo e recebe o comissionamento ao intermediar o negócio.
De acordo com as leis que regem o futebol, o atleta só pode ter um agente a partir dos seus 16 anos, quando assina o primeiro contrato profissional, só podendo remunerá-lo após os 18 anos.
Antes disso, o mais comum é que a relação entre atleta e agente seja de uma consultoria, focada em auxiliar os jovens e seus pais na trajetória rumo ao futebol profissional.
Na hora de escolher um empresário para cuidar da carreira do seu filho, procure alguém com know-how e que seja de confiança. Estes profissionais poderão te ajudar a conduzir da melhor maneira e levar seu atleta ao objetivo principal.
Uma forma de ter mais contato com empresários, se aprofundar no assunto e até mesmo conseguir um empresário ou agenda é se tornando membro da comunidade da Trilha do Futebol.
Se você ainda não é membro, clique aqui e faça a sua inscrição.