Como lidar com a frustração no futebol?

“Já tentei de tudo e não consigo uma chance para meu filho se tornar um jogador e tenho receio de não saber lidar com a frustração no futebol.”

O que temos para falar sobre isso? 

Muitas vezes, nós pensamos: “eu já tentei de tudo”. Mas o que é esse “tudo”?  

Lembre-se sempre que você, pai, é o primeiro empresário do seu filho. E o que você fez para ajudá-lo a dar o próximo passo? 

E isso não tem problema nenhum. Como eu sempre digo, já faz 13 anos que eu trabalho com futebol, conversando com pais e profissionais. Por isso, todas as informações que parecem tão simples para mim, para os pais podem não ser. E é exatamente isso que nos motiva a passar esse tipo de informação de maneira gratuita para vocês aqui. 

Vamos então para os pontos que os pais podem estar fazendo de errado, precisando de alguma ajuda e que precisa saber para poder ajudar o seu filho. 

Primeiro de tudo, quero deixar claro que eu não acredito em falta de oportunidades. O que eu acredito é que falta informação de qualidade acessível sobre essas oportunidades. 

As chances estão espalhadas por aí. Em todo canto tem um clube de futebol e pessoas sérias tentando oportunizar novos atletas. 

O segundo ponto é uma frase que eu gosto muito: não existem erros novos. Existem pessoas novas cometendo erros antigos. 

E o que isso significa na prática? 

Muitas das coisas que vocês pais fazem tentando ajudar seus filhos são na tentativa e erro. E eu não acho que isso seja algo de má fé. Os pais estão sempre tentando ajudar e buscar o melhor para os seus filhos, mas muitas vezes por falta de informação, acabam errando sem querer. 

A questão da tentativa e erro é que tudo que você for fazer com o seu filho, para você é novo. E por isso, a chance de falhar é grande. 

Um exemplo são os pais que levam os filhos para fazerem uma avaliação diferente toda semana. E vocês que nos seguem ou já fazem parte da comunidade, já estão cansados de saber que isso mais atrapalha do que ajuda, pois não há um tempo hábil para que o atleta possa se capacitar e desenvolver após falhar em uma avaliação. E, com isso, ele fica desiludido. 

Outro ponto é que pode trazer a frustração é quando o jovem não está jogando. Todos sabem que existe o “ano ruim”, que é quando o atleta faz a transição de categoria e é o mais novo. Por isso, há a chance de ter menos oportunidades do que aqueles que já estão estourando o limite da categoria e próximos da transição para a etapa seguinte. Esse fato de não estar jogando pode fazer com que o atleta desiluda. E isso cabe aos pais auxiliarem para não deixar que isso aconteça. 

Outra situação que deve ser evitada é a comparação com os atletas. Não deixe o seu filho ficar se comparando aos demais!

As comparações não são benéficas e podem fazer com que o seu filho se frustre por estar “olhando para a grama do vizinho”. 

Por fim, deixo duas dicas importantes para vocês, pais, e também para os seus filhos. 

CONFIE NO PROCESSO!

A partir do momento que você escolheu um projeto ou seu filho foi aprovado em um clube, confie no trabalho desta instituição e também nos profissionais que estão lá pela evolução dos atletas. 

E, para fechar, CUIDADO COM OS APROVEITADORES!

Infelizmente, tem muita gente agindo de má fé e se aproveitando do sonho dos outros. Portanto, esteja sempre atento para não se deixar cair no papo de oportunistas com falsas promessas. E conte sempre conosco quando estiver desconfiado de algum tipo de situação. 

Se gostou, clique no botão abaixo para fazer parte da Comunidade da Trilha do Futebol. A comunidade de pais, mães e responsáveis por jovens que sonham em se tornar jogadores profissionais, com conteúdo completo e exclusivo, Calendário de Peneiras, relatório técnico, networking e muito mais. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Postagens relacionadas

JUNTE-SE A MILHARES DE PAIS E RESPONSÁVEIS
Receba sacadas exclusivas, informações sobre peneiras e outras oportunidades.

Ao me cadastrar, eu concordo em receber os conteúdos, avisos de aulas, comunicações de marketing e vendas.

Pin It on Pinterest

X